Arquiteto e Urbanista na Via Lazer de Uberlândia - MG.
Contato por e-mail: parreira.arquiteto@gmail.com
No Facebook: www.facebook.com/fernandoparreiraarquitetura
Ainda seguindo o padrão das folhas do portifólio acadêmico, temos alguns trabalhos realizados durante o estágio no Departamento de Obras da Universidade Federal de Uberlândia. Dentre as imagens temos os detalhamentos realizados no AutoCad 2009e algumas maquetes eletrônicas feitas no Skechup 7 sem renderizações. No estágio era necessário apenas os estudos volumétricos, assim nenhuma imagem foi renderizada.
Estágio no COMBO Arquitetura:
Casa 1:
Maquetes feitas no estágio para o projeto de uma casa em Uberlândia. As duas primeiras imagens são estudos de materiais da fachada da casa, imagens simples com poucos detalhes. A modelagem foi feita no Revit 2009 e a renderização no 3D Max 2009, utilizando o mental ray do mesmo.
Novamente venho falar que a renderização do Revit melhorou muito a partir da versão 2009, porém eu ainda considero o 3D Max o melhor programa para renderizar. Não é tão simples de utilizar mais em pouco tempo obtém-se imagens muito boas.
A terceira imagem é uma cena interna da casa. O material da pedra não ficou bem configurado mais a cena em si ficou boa para ser apresentada para o cliente.
Casa 2:
Para essa casa foram feitas três imagens internas para estudo dos materiais no interior da residência e das portas de correr das estandes nas salas. Todas as três imagens foram renderizadas no 3D Max 2009 e a modelagem da maquete feita no Revit 2009. A primeira utilizou-se uma pintura branca no forro e nas vigas com as portas de correr pintadas de amarelo, dando um destaque maior para elas.
Nessa primeira imagem a luz externa estourou um poucona renderização, principalmente acima do carro, onde o brilho da luz solar ficou muito forte. Na segunda imagem utilizou-se o concreto aparente no forro e nas vigas com as portas de correr em madeira maciça, dando um tom mais escuro ao ambiente, ao contrário da primeira imagem. Aqui o estouro da luz ja foi corrigido nas configurações do render.
A terceira imagem possui as mesmas portas em madeira mas o forro, as paredes e as vigas foram pintadas de branco para clarear o ambiente. O estouro da luz foi melhorado ainda mais.
Memorial Pena Branca:
Para o memorial foram feitos varios estudos de materiais tanto para a fachada como para o interior do edifício. As duas postadas são imagens simples sem muitos detalhes. Para a modelagem foi utilizado o Sketchup 7 e a renderização feita no 3D Max 2009 com o mental ray.
Bar Fever:
Uma imagem rápida para o interior do Bar Fever de Uberlândia. Nessa cena interna não foi utilizado luzes naturais, apenas luzes artificiais, com o objetivo de criar uma atmosfera noturna para a imagem, ja que o bar será utilizado à noite.
Clínica:
Imagem externa deuma clínicaem Uberlândia. Toda a fachada foi modelada no Skechup 7 e alguns detalhes foram feitos no 3D Max 2009. A renderização foi feita no 3D Max 2009 também usando o mental ray. Eu gosto muito dessa maquete porque ela é simples mais teve um resultado final muito bom na minha opinião. Os materiais ficaram como eu queria e estão bem configurados.
O portifólio acadêmico mostram alguns de meus trabalhos realizados na faculdade. Em cada folha esta especificado o tema e o ano da faculdade em que foi realizado. A apresentação de cada projeto está em um formato simples como é feito para alguns concursos, de modo que cada uma contém um pequeno resumo do que foi o trabalho e varias imagens realizadas nas apresentações.Para a visualização em um tamanho maior é so clicar em cada folha.
Na primeira folha temos o meu primeiro projeto na área esportiva, uma área em que tenho muito interesse. O destaque para o projeto na minha opinião é a cobertura, uma estrutura independente do edifício e autoportante, que possue apenas quatro pontos de apoio. A cobertura auxilia na ventilação de todo o projeto assim como na iluminação natural. Esse projeto foi também o primeiro em que utilizei o programa Revit 2008 mais ainda detalhando no AutoCad 2007 e a minha primeira renderização de uma maquete eletrônica.
A segunda folha mostra uma intervenção urbana que era mais voltada para a habitação. O programa proposto possui diversas tipologias de habitações, desde pequenas quitinetes de um quarto apenas a duplex com três quartos. O terreno é próximo à rodoviária de Uberlândia e ocupa o espaço de quatro quarteirões, assim, devido a sua extensão pode-se trabalhar praças internas aos edifícios, além de um hotel, um restaurante e um pavilhão com lojas. Assim como o projeto anterior, foram utilizados o Revit 2008 e o AutoCad 2007 em conjunto mais dessa vez o fator tempo impossibilitou uma maquete eletrônica renderizada, as imagens são diretamente do Revit 2008.
A terceira folha é um projeto de um Centro Cultural próximo ao Rio Uberabinha de Uberlândia, focando no conforto acústico de todos os ambientes.A maioria das imagens possuem estudos do clima, insolação entre outros fatores. Esse projeto foi o primeiro realizado quase inteiramente no Revit 2009, apenas a cobertura foi idealizada primeiro no Sketchup 7 e depois exportada para o Revit. Gosto muito de trabalhar com varios programas na elaboração dos meus projetos, sempre um programa é melhor que o outro em uma mesma coisa, então, como o tempo é um fator muito importante, é uma grande vantagem. As imagens foram todas renderizadas no Revit 2009, que teve uma grande melhora no renderizador e que utiliza o mental ray, o mesmo do 3D Max.